quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Não se permita desistir *Mais Devocional* 24 de Agosto


Atos 21: 11
 Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo; 11 e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios. 12 Quando ouvimos estas palavras, tanto nós como os daquele lugar, rogamos a Paulo que não subisse a Jerusalém. 13 Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.

Paulo de fato tinha um coração desprendido por amor ao evangelho.
Ele já tinha recebido a nota da parte do Espírito Santo de Deus para estar em Jerusalém e quando este estava em Cesaréia, onde encontrou com Ágabo, ele estava pronto para subir para lá.
E pelo espírito Santo Ágabo disse:

“Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios.”

É interessante notar que em nenhum momento Deus usou Ágabo para mudar o que Ele disse, Deus não muda, nem Ágabo tentou impedir a subida de Paulo a Jerusalém, O Espirito de Deus usou o profeta para dizer o que lhe ia acontecer lá. Ele seria entregue aos gentios.
Ouvindo isso, aqueles que estavam com Paulo tentaram fazer com que Paulo desistisse de ir para aquele lugar, tentando assim poupar a vida dele. Porém, Paulo foi rápido em repreendê-los:


  “Que fazeis chorando e magoando-me o coração?”

Se Paulo não estivesse tão bem resolvido com Deus, com a sua vida, e com as propostas de Deus para a vida dele, Ele teria achado bastante atraente o clamor dos irmãos e não subir a Jerusalém para padecer. Porém Paulo era um homem bem definido dentro de si, ele sabia para quem tinha sido chamado e o que ele iria passar no seu caminho.
Paulo conhecia o seu Deus, conhecia e verdade do evangelho, e algo ainda mais poderoso: Paulo vivia essas verdades! Então ele imediatamente exortou os irmãos dizendo que não deveriam se comportar daquela forma por que:


“Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor 
Jesus.”

Ele estava pronto para morrer por conta do Senhor, ele não diz que ele recebeu de Deus algum dom, que Deus o fez assim, não! Ele diz que está pronto.

O dicionário Aurélio traz o seguinte significado para pronto:
4.Preparado, apto.

Paulo havia se preparado para aquilo, ele tinha se feito apto.
Ao chegar em Jerusalém depois de alguns dias se começou um grande alvoroço por conta de Paulo, e se cumpriu aquilo que Ágabo tinha profetizado. Paulo foi preso e amarrado (ver aos 21:23) A alguns Judeus juraram que não comeriam nem beberiam antes que matasse Paulo.

E mais um pouco a frente. Em atos 23:23 diz assim:

23Chamando dois centuriões, ordenou: Tende de prontidão, desde a hora terceira da noite, duzentos soldados, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros para irem até Cesaréia; 24 preparai também animais para fazer Paulo montar e ir com segurança ao governador Félix.

Missionários, vemos aqui quão grande livramento que o Senhor trouxe a Paulo. Colocou em sua guarda para a retirada da cidade 470 homens para levar o filho de Deus para Cesaréia.
É aqui que nós podemos ver que vale a pena servir a Deus sem duvidar, que Deus vai nos levar e vai cuidar de nós, independente de qualquer situação.
As vezes acontece conosco de pessoas quererem nos poupar de algo pelo zelo por nossa vida, mas nós mesmo devemos entregar de fato nossas vidas ao Senhor para o propósito que Ele tem nos dado.  Muitos momentos podem ser que as condições naturais de uma região, de uma nação, de um local, não sejam as melhores, e saibamos dentro de nós que podemos ser influenciados por aquelas condições, mas devemos ter a nota dentro de nós que, se Deus nos mandou, é melhor obedecermos, pois Ele mesmo cuidará de nos proteger, de nos guardar e de impedir que o mal não nos toque.
É assim com vocês todos os dias, Deus tem impedido de chegar mal as suas tendas mediante a um coração reto e sincero diante Dele.
Que comecemos então a nos preparar, nos tornar aptos para morrer a favor de Cristo, a padecer se preciso por conta do Senhor, mas Sabendo; O meu Deus nunca falhará! Tenhamos então um coração como o de Paulo, que não escutou aqueles que queriam o Seu bem, mas ficou com o Ide do Senhor. Ele mesmo , o Deus de Abrãão, de Issac de Jacó, O Deus nosso Pai, irá adiante de nós. E nos livrará da mão perversa.

Por Thayanna Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário