quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Graça sempre supera a Lei - Mais Devocional ** 25 de agosto



Habacuque 3:
17 Ainda que a figueira não floresça,
 nem haja fruto na vide;
 o produto da oliveira minta,
 e os campos não produzam mantimento;
 as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco,
 e nos currais não haja gado,

 18 todavia, eu me alegro no Senhor,
 exulto no Deus da minha salvação.

 19 O Senhor Deus é a minha fortaleza,
 e faz os meus pés como os da corça,
 e me faz andar altaneiramente.
 Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.

Ao lermos os profetas menores, percebemos que por causa do pecado de Israel e dos povos vizinhos, o preço do pecado é anunciado por Deus aos seus profetas, afim de que esses mostrem ao povo a consequência de se desviar de Deus. A lei não mostra o caráter de Deus, mostra na verdade o caráter do homem que precisa de Deus, que precisa de algo melhor que a lei, pois por desobedecer a Lei é que serão julgados e não porque Deus os quer julgar.
Na verdade Deus sempre se mostra um Deus de Amor, um Deus misericordioso que sempre vai se compadecer pelo povo. E é sobre isso quer ministrar aos nossos corações. Sobre sua Maravilhosa Graça, que por muitas vezes quando o pecado de Israel acendia a “Ira” de Deus que significa o julgamento do pecado do povo. Deus sempre agia com Misericórdia que por sua vez significa não dar o que merece, ou seja, Deus não dava o que o povo merecia pela Lei, ELE sempre os alcançava com um favor maior, e esse favor é a Graça. Nós podemos concluir que Deus sempre quis derramar sobre a humanidade sua Graça, Graça que vinha sobre a Lei, que sempre esteve sobre a Lei.
Quando O Senhor não anunciava de fato para os seus profetas como seria a redenção que viria sobre o povo em lugar do julgamento pelo erro. ELE deixava firme a FÉ dos profetas, em saber que apesar de todo o erro que o povo estava cometendo , sabiam que Deus iria se levantar com um Favor maior do que a punição, maior do que eles esperavam , como é o caso de Habacuque que apesar de ver uma realidade de escarceis, de falta, todavia o profeta sabia que Deus se levantaria com Graça.
Nós temos que ter o mesmo coração para com Deus como tinha os profetas, que mesmo e meio a crises “ leves e momentâneas tribulações” Deus vai vir com uma resposta, um socorro bem maior do que aquilo que nós esperamos, temos que ter a consciência de Deus como o Deus de toda Graça e ELE já se mostrava assim na antiga aliança, muito mais agora que somos filhos.

Colossenses 1: 9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

Temos que ter a consciência da personalidade de Deus bem diferente que as pessoas ao nosso redor tem pensado, assim como o profeta no texto tinha a consciência de um Deus de milagres, que faz os nossos pés como os da corça. Essa relação com a corça no texto significa correr no natural, correr rapidamente da realidade que ele estava vendo, correr de tal maneira que as informações que o mundo e o contexto estão nos passando não nos influencie, não nos alcancem.
E a corça quando está sendo perseguida ela corre para as fontes das águas, porque a sua natureza exala um cheiro e os seus predadores sentem o cheiro por isso são identificadas. Mas quando elas encontram as águas o cheiro delas desaparece, e os seus predadores não conseguem mais encontra-las.
Colossenses diz para termos entendimento espiritual, isso fala de sermos maduros espiritualmente e quando somos maduros espirituais sabemos onde se encontram os rios, eles estão no nosso interior, nós precisamos  fazer esses rios fluírem de dentro de nós em momentos de perseguição, não só perseguição de pessoas contra você, mas a perseguição do pragmatismo do mundo.
E quando nós corremos para a presença de Deus, a presença do Espirito nós nos lavamos e isso nos faz andar altaneiramente,  acima da nossas alturas, acima do que estávamos pensando que seria, acima do que a lei natural da vida prediz que vai ser, nos faz andar em uma altura que não alcançaríamos sozinhos. É isso que fala colossenses andarmos de modo digno do Senhor, não no nível da nossa dignidade mas no nível, em uma altura de dignidade com os padrões do Reino.

Então missionários, nós estamos firme aqui no Brasil orando com todo o fervor e com a nossa Fé estabelecida na Palavra, e mesmo assim algumas coisas vêm, mas nós podemos correr para as fontes das águas, na verdade Jesus providenciou um rio bem mais perto de nós do que pensávamos o Rio que vai trazer renovo, vai trazer restauração para você , um Rio que vai tirar o cheiro do mundo e vai perfumar com o Bom perfume de Cristo, está em você. Pare um pouco ore em outras línguas, deixe o Rio subir , mergulhe no Rio do Espirito e corra, corra mais rápido que o normal, corra em alturas que você não correu, Corra... Corra... Aleluia!!!

                                                                                                                                    Por Gilson Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário