segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aliança protege ** Mais devocional 10 de Outubro


A bíblia é dividida em dois testamentos, o antigo e o novo, porem dentro desses testamentos existem varias alianças, não apenas alianças de homens com homens, mais alianças de Deus com o homem, ou melhor com a humanidade, mesmo sendo um homem de fato incapaz de cumprir os ritos e as exigências de uma alianças mesmo assim Deus quis se aliançar conosco.

Gênesis 18
1 Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
...
18 Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates:


Nós vemos Deus fazendo uma aliança com Abraão, diante dos vários benefícios de uma aliança, em alguns textos Deus decide enfatizar a segurança e a proteção que essa aliança proporciona. Deus se apresenta a Abraão como um Escudo.

Assim ELE é conosco, nós temos que aprender a olhar para trás e não olhar as tristezas mas temos que olhar para trás e reconhecer as vezes que a graça de Deus nos alcançou e nos livrou de tantas coisas ruins, e só por isso que estamos aqui. Porque as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, as misericórdias do Senhor se renovam mesmo nos dias que nem temos força pra existir!

E só pelo fato de não queremos mais existir não significa que não mais existimos, da mesma forma é a misericórdia de Deus, mesmo não quando não vemos nada acontecendo a misericórdia se renovando. Lembrando que a  misericórdia é não recebermos aquilo que merecíamos receber, diferente e graça. Merecíamos a morte mas não a recebemos, antes recebemos de graça o Dom da Vida.

1 Samuel 181 Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. 2 Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. 3 Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. 4 Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto. 5 Saía Davi aonde quer que Saul o enviava e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército, e era ele benquisto de todo o povo e até dos próprios servos de Saul.

Davi e Jonathas tinham uma aliança, Jonathas deu a Davi sua capa símbolo de sua realeza,  Davi recebeu também a armadura a espada , o arco e o sinto. Isso significa uma segurança , uma proteção maior não só uma proteção individual mas a nível de um exército.

Os generais os lideres, as famílias reais tinhas armaduras diferentes na batalha para diferenciar –se  dos demais soldados. Isso ajudava a orientar os soldados para de longe reconhecer aquele de quem vinha o comando.

A armadura diferente servia também para identifica-lo a fim de que ele recebesse uma maior atenção dos soldados para protege-lo.

Assim é a nossa aliança com Deus, nós temos uma proteção não natural, nossa vida está protegida por um exercito diferenciado, e nós estamos vestidos de Cristo, na verdade vestidos e revestidos com a natureza do próprio Rei que se tornou Rei dos reis.

Alguns exércitos no passado, inclusive nas histórias bíblicas, alugavam soldados de nações vizinhas para a sua proteção, para a peleja que seria pleiteada. Nós não precisamos alugar um exercito, nem precisamos vestir uma armadura, pois nós temos um exercito que guerreira em nosso favor. Temos um general que não perde em batalha,  e o seu nome é Fiel.

Paz não é ausência de guerra, paz é em meio a guerra está saber que está protegido e seguro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário