terça-feira, 4 de outubro de 2011

Andar sobre as águas - Mais devocional 04 de Outubro

Êxodo 14: 21 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. 22 Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda.

Uhu!!! Aleluia, os israelitas viveram algo marcante, viveram um MILAGRES que é uma intervenção divina no curso natural das coisas, no caso deles o milagres foi o mar ter sido aberto.
Fé é diferente de milagre, e desde o velho testamento Deus fala que o justo viverá pela  FÉ, Jesus veio e nos ensinou a como andar pela fé.

Mateus 14: 22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32 Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!

Nós somos filhos de Deus, ganhamos esse direito ao receber Jesus, portanto nós estamos na mesma condição que Jesus estava na ocasião acima, não existe diferença a não ser a fé. A única coisa que nos impede de viver como Jesus viveu é a nossa Fé.

Marcos 6 fala sobre essa mesma passagem, porem Marcos da ênfase de como os discípulos estavam fadigados de tanto remar visto que o mar estava muito agitado. Mas Jesus não pegou outro barco e foi remando, normalmente isso seria mais trabalhoso mais cansativo. Ou seja, Jesus sempre tem um caminho melhor. No natural deveria ter voltado de barco remando, seria até mais justo com os discípulos que estavam sofrendo de tanto remar. Porem Jesus sendo filho de Deus decidiu simplesmente andar sobre as aguas.
Pedro, prova que os filhos de Deus, quem quer que seja, pode andar sobre as aguas da mesma forma. Só precisa da um passo de Fé, uma posição de diferente do normal. 

Jesus diz VEM, e talvez esse vem poderia ter sido um VAMOS  lá na margem de onde todos saíram, e esse VAMOS poderia ter sido não só para Pedro mas para os todos os outros discípulos. VAMOS atravessar andando sobre o mar porque vai ser mais rápido e mais fácil. Entretanto Jesus conhecia a fé dos discípulos e na ocasião seria mais fácil o mar se abrir do que todos os discípulos ter fé para andar sobre as águas.
Jesus não repreendeu Pedro por ter agido em Fé e da um passo de ousadia, mas Jesus o repreende por continuar em fé.

A história bíblia nos mostra como Pedro era precipitado e agia pelo momento, (especulação do autor em itálico) Pedro pode ter tomado essa atitude não só por viver uma experiência nova, mas porque ele estava cansado de remar naquela tempestade, e ter visto outra alternativa de cruzar aquele mar. As alternativas de Jesus sempre são melhores que as nossas.

As vezes estamos remando no meio de uma tempestade, e o pior é que as vezes Jesus não está no nosso barco, não significa dizer que ELE não está perto. Mas pode significar que Jesus quer que andemos sobre o mar, afinal nós também somos filhos a única coisa que precisamos é ter fé.

Mesmo com a mente renovada pela palavra as vezes nos pegamos em situações e ainda pensamos que Deus quer nos ensinar alguma coisa. Conforme a citação:  - O meu justo viverá pela fé, Deus quer muito mais nos ensinar fé do que qualquer outra coisa, e nada melhor do que experiências e resultados de Fé para aprendermos a viver, viver como Jesus pela fé, andando sobre as aguas e se preciso ajudar os irmãos acalmando a tempestade.
                                                                                                                                         Gilson Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário